Universidade Federal do Tocantins
Campus de Porto Nacional (UFT/CPN)
Seminário de Leitura e Produção Textual na Universidade - SLPTU e Jornada de Pesquisa em Língua e Literatura - JPELL
ISSN 2526-6101
​
​
Prezado (a) Participante,
confira os resumos das oficinas que teremos nos dias 29/11/2016 e 30/11/2016, os horários e os locais onde elas acontecerão.
Título: Localizando as vozes narrativas em um texto de Dostoiévski
Ministrante: Prof. Dr. Antônio Egno do Carmo Gomes (Teoria Literária-UFT/CUPN)
Datas: 29/11 e 30/11
Horário: 14h às 17h
Local: Sala 18 Bloco I
Resumo: Além da tradicional polarização fala do narrador x fala da personagem, narrativas complexas como as do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) apresentam uma multiplicidade de fontes enunciativas ou vozes no interior do texto. Muitos leitores têm dificuldade em distinguir tais vozes, o que prejudica o alcance da leitura de tais narrativas e pode levar ao abandono das mesmas. Para ajudar os participantes a acompanhar com desenvoltura os diferentes discursos que se apresentam em uma ficção complexa, propomos, nesta oficina, fornecer recursos teórico-literários para se distinguir e identificar fontes tais como voz do narrador e voz da personagem, além de indicar meios de se localizar também a voz do autor, a qual está sim presente no texto e não se confunde, portanto, com a voz do escritor (cf. Mikhail Bakhtin). Nesse intuito, com o auxílio de Bakhtin (2003) e Tacca (1983), além de Platão e Fiorin (2007), partimos de uma teorização sobre o que seriam as citadas vozes e quais suas marcas linguísticas identificáveis para, em seguida, guiarmos os participantes da oficina na leitura comentada das seções III e IV da Primeira Parte do romance Crime e castigo (2001). Em seguida, a título de teste de verificação de aprendizagem, os participantes deverão classificar e identificar as diferentes vozes presentes em outro trecho do mesmo romance.
Referências: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor M. Crime e castigo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2001.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: Leitura e redação. 18.ed. São Paulo: Ática, 2007.
TACCA, Oscar. As vozes do romance. Coimbra: Almedina, 1983.
Elaboração de webquests motivando a aprendizagem por projetos.
Ludmila Honório e Santos (PPG Letras CPN/UFT)
Data: 30/11
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de Línguas
Resumo:Nosso foco está nas possibilidades que o aspecto colaborativo das TDICs conferem à formação de aprendizes mais autônomos que têm no docente um mediador do conhecimento e não mais um detentor de informações a serem transmitidas e armazenadas. Para tal, observaremos uma WebQuest que discutirá um caso controverso divulgado na mídia internacional. Todos trabalharão colaborativamente na análise, discussão e apresentação das conclusões. Nós educadores precisamos observar e mediar as situações de conflito de opiniões entre nossos alunos e incentivar que sejam cidadãos conscientes, observadores e atuantes. Por fim, trabalharemos na construção de WebQuests individuais.